Planilha de

Recrutamento & Seleção

O processo de Recrutamento e Seleção tem como principal objetivo atrair e contratar os melhores candidatos para as vagas.


Isso contempla desde uma perfeita descrição da vaga até um ótimo processo de admissão dos novos colaboradores.


Esta planilha te ajuda a registrar cada etapa e organizar o processo:


Defina e registre cada etapa

Complete os motivos de qualificação ou desistência

Visualize o resumo do processo em um dashboard facilitado

Por favor, preencha seus dados para fazer o download gratuito do material:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Não se preocupe! Seus dados estão seguros. Não compartilhamos seus dados nem enviamos Spam.

Pra te ajudar ainda mais nesta jornada, confira um passo a passo para Recrutamento e Seleção:


1º PASSO: REQUISIÇÃO DA VAGA

A primeira etapa do R&S ocorre quando os gestores fazem a requisição da vaga, que é quando eles solicitam ao RH o perfil de profissional a ser contratado. Nessa fase, é possível definir os aspectos técnicos e competências exatas que a área necessita especificamente. 


2º PASSO: DEFINIÇÃO DO PERFIL DESEJADO

Nesta segunda etapa, o RH, juntamente com o gestor requisitante, faz o alinhamento do perfil a ser contratado. Além disso, ele faz a definição do prazo final e de todas as etapas do processo. Esse passo é fundamental para contratar os profissionais certos e adequados para o perfil da vaga e da cultura organizacional. 


3º PASSO: DIVULGAÇÃO DA VAGA

Com o perfil da função desenhado, chegou a hora de realizar a divulgação da vaga Ela ocorre quando o recrutador faz o plano de divulgação da vaga em alguns canais. Estes canais podem ser desde redes sociais até sites de emprego, sem esquecer do site de carreiras da própria empresa.


4º PASSO: CANDIDATURAS

Após divulgar a vaga, o recrutador começa a receber currículos de profissionais interessados no cargo e as candidaturas começam a ser efetuadas. Aqui, o RH deve se preparar para realizar a triagem dos currículos.


5º PASSO: TESTES

A etapa dos testes é primordial, principalmente quando eles são utilizados para facilitar a triagem de currículos, quando este em grande volume tomariam muito tempo do recrutador em entrevistas por telefone.


6º PASSO: ENTREVISTAS

As entrevistas são muito importantes para o processo seletivo. Afinal, é o primeiro contato direto que a empresa terá com os candidatos e o possível novo colaborador. Esta etapa normalmente é executada em média 3 a 4 vezes, pois as entrevistas podem ser:

  • Entrevista por telefone: para conhecer minimamente o profissional;
  • Entrevista com o recrutador: tem o intuito de aprofundar nas características do profissional;
  • Entrevista com o gestor: esta entrevista é feita normalmente após as entrevistas por telefone e com o recrutador. Ou seja, na entrevista com o gestor, o candidato já teve seu perfil avaliado de forma mais detalhada e caberá ao gestor aprovar ou não o profissional.


7º PASSO: DINÂMICA DE GRUPO 

As dinâmicas em grupo costumam ser executadas em processos seletivos de grande volume de candidatos, pois elas facilitam a triagem e seleção de profissionais. Elas são excelentes para analisar na prática como um profissional se sairia na rotina do ambiente de trabalho e se ele lida bem com o trabalho em equipe.


8º PASSO: ADMISSÃO

Após todos os processos anteriores, o RH pode oficializar a entrada do novo integrante do time da empresa. É aqui que a empresa formaliza ao contratado a intenção da contratação. Através de uma carta proposta, a empresa assegura que o contratado está ciente das condições. Todos os documentos são enviados pelo candidato para a empresa.


9º PASSO: INTEGRAÇÃO

Por fim, temos uma etapa fundamental: a integração ou o onboarding de funcionários. Aqui é a hora em que o RH faz a integração de um novo profissional e lhe explica normas, procedimentos, e todas as informações necessárias sobre a rotina e cultura da organização. Esse passo é crucial para evitar as altas taxas de turnover, afinal, o colaborador saberá como a empresa funciona desde o seu primeiro dia de trabalho.

Todas essas etapas devem ser realizadas com atenção, dedicação de profissionais qualificados e preferencialmente com o auxílio de um software de recrutamento e seleção eficiente. Com o uso da tecnologia, é possível otimizar todos os processos, garantir uma maior eficácia e tornar o RH cada vez mais estratégico. Ter um RH digital não é mais uma opção no mercado corporativo, mas uma necessidade! Por isso, invista em bons softwares para obter os melhores resultados.

Solicite uma Demonstração das soluções JobConvo →